sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O artesão das máscaras das cavalhadas









As cavalhadas de Pilar de Goiás tem como artesão o senhor Ubirajara Divino de Moraes (Bira). Autodidata Bira começou a moldar as máscaras com um molde de madeira, presente do senhor Zé Valente antigo artesão da cidade de Pilar de Goiás. Desde criança Bira ficava observando os artesões nas confecções de máscaras.  





Bira e suas obras o bumba meu boi, o boneco que fica na entrada da cidade durante os dois dias de cavalhadas e uma máscara.
Bira e a máscara do "espia"

Bira começou a confeccionar as máscaras no ano de 1982, envolvido com a cultura de Pilar desde criança, ele participa ativamente quando ocorre as cavalhadas. Para fazer as máscaras usa jornal e grude de polvilho, ele leva de dois a três dias para confeccioná-las, isto para a pintura e a colocação dos adereços e cabelos.
máscara em miniaturas

Os principais admiradores da obra do Bira são as crianças e os turistas que visitam à casa de Intendência, local onde as máscaras ficam expostas. As máscaras do Bira deixam todos impressionados, devido as expressões e as riquezas de detalhes em suas formas. Bira trabalha na Secretaria de Cultura ajudando na propagação da cultura pilarense.



Telefone de contato : 85742905

Um comentário: